A nossa edição de Junho 2014 da Revista Elektor já está disponível e vem recheada de projectos incríveis para todos!

O grande destaque desta edição é, sem dúvida, o nosso projecto Android User Interface Builder. Uma boa interface de utilizador é quase sempre essencial quando queremos controlar ou mesmo testar um sistema hardware e por isso a Elektor decidiu criar uma solução prática de interface gráfica directamente num smartphone (ou tablet!). O sistema FTDI FT311D cria neste caso uma ponte flexível com a qual interligar o nosso circuito a dispositivos Android. Disponibiliza sete saídas digitais, quatro saídas PWM, interfaces série assíncronos ,I2C e SPI. Desenhámos inclusivamente uma pequena placa para acomodar o chip!

Para além desse motivante projecto, esta edição traz também um prático Detector Sísmico para construir. Trata-se de um projecto suficientemente simples para ser acessível a todos e funciona com base num sensor piezoeléctrico que gera alarmes acústicos e visuais quando detecta um choque, vibração ou um terramoto (dependendo da parte do mundo onde estamos!).

Para aqueles que têm um torno ou uma fresadora (ou para um amigo nosso que tem uma), desenvolvemos um Tacómetro com base numa placa Arduino Micro com um ecrã OLED de 0,96 polegadas para leitura instantânea dos resultados. Este dispositivo é capaz de nos manter informados sobre as rotações por minuto (rpm) exactas do nosso torno ou fresadora, seja uma CNC ou um modelo vintage.

Obviamente que esta edição contém as restantes secções habituais que todas as edições da Elektor mantêm, tal como o nosso puzzle Hexadoku original, mais um fascinante artigo da série Retronics, escrita pelo nosso Director e a parte 11 da nossa série DesignSpark.

A nossa edição de Junho 2014 já está à venda na Elektor Web Store e nas bancas de imprensa especializada (onde obviamente poderá demorar um pouco mais a chegar). Os membros Elektor GREEN e GOLD podem descarregar de imediato a sua própria cópia digital a partir do website Elektor-Magazine, exclusivo dos assinantes.

Clicar aqui para comprar a edição de Junho 2014 da Elektor

Ou:

Tornar-me Membro da Elektor e receber directamente as 10 edições por ano